quarta-feira, 15 de junho de 2011


Um comentário:

  1. Vanessa Santos Figueira17 de agosto de 2011 às 19:10

    O livro "O primo Basílio" conta a história do casal Jorge e Luísa. Luísa, aos 18 anos, namorou seu primo Basílio, e mesmo depois de se casar com Jorge, um bem sucedido engenheiro, continuava com fantasias românticas.
    Quando seu primo foi visitá-la, Jorge estava em uma viagem a trabalho, e Luísa e Basílio acabaram se envolvendo novamente.
    Por morar em Paris, Basílio sempre mandava cartas a Luísa e eles se corresponderam por um tempo, até que uma das empregadas descobriu o envolvimento dos dois e começou a chantageá-la com as cartas que tinha pegado dos amantes. Ela pedia dinheiro e isso começou a deixar Luísa desesperada e doente.
    Luísa lia muitos livros de romance, e se deixou envolver por Basílio por querer viver tudo aquilo que lia e que não vivia com Jorge, que só proporcionava a ela uma vida tranquila e só aparentemente feliz. Com Jorge, Luísa conseguiu o status que sempre almejou e mesmo querendo Basílio, Luísa tinha um carácter fraco e medo de perder o marido.
    Jorge era um homem muito ligado ao trabalho, e não tratava a esposa como mulher, reduzindo-a ao papel de dona de casa. Também tinha relações fora do casamento em suas viagens, o que mostrava a falsa moral dessa época. Os maridos de hoje tratam melhor as suas esposas, mas da mesma forma que Eça de Queirós expôs, alguns maridos ainda tratam as suas esposas como apenas donas de casa e tem relações fora do casamento.
    Quando Jorge descobre a traição de Luísa, ela adoece, e mesmo ele tendo a perdoado, Luísa acaba por falecer.
    Eça mostrou nesse livro a forma como realmente aconteciam as coisas, não escreveu um romance 'impossível' e sim a realidade que normalmente ocorria em sua época.

    Nome: Vanessa Santos Figueira
    Nº 14

    ResponderExcluir